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Ivan Sant’Ana Rabelo


Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Avaliação Psicológica pela Univers. São Francisco (USF). Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho no Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando estágio pós-doutoral no Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP). Docente em cursos de graduação, especialização e extensão. Autor da adaptação brasileira do Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test), Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Inteligência Geral Beta-III (Army Beta Tests BR), do Indicador de Julgamento de Liderança (LJI), da revisão do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-2) e autor do teste Memória Visual para o Trânsito (MVT), da Bateria Rotas de Atenção e do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Recursos Humanos, Orientação profissional e de carreira, criação e adaptação de testes e outras medidas. Participação em pesquisas em Psicologia do esporte, olimpismo, projetos educacionais em competências cognitivas e socioemocionais. Membro do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO (USP). (Texto informado pelo autor)

Ivan Sant’Ana Rabelo


Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Avaliação Psicológica pela Univers. São Francisco (USF). Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho no Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando estágio pós-doutoral no Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP). Docente em cursos de graduação, especialização e extensão. Autor da adaptação brasileira do Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test), Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Inteligência Geral Beta-III (Army Beta Tests BR), do Indicador de Julgamento de Liderança (LJI), da revisão do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-2) e autor do teste Memória Visual para o Trânsito (MVT), da Bateria Rotas de Atenção e do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Recursos Humanos, Orientação profissional e de carreira, criação e adaptação de testes e outras medidas. Participação em pesquisas em Psicologia do esporte, olimpismo, projetos educacionais em competências cognitivas e socioemocionais. Membro do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO (USP). (Texto informado pelo autor)

Luis Anunciação


Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e integrante do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. É autor do Teste psicológico MEMORE e editor do livro Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices.Tem especial interesse na modelagem computacional e estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, Modelagem de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica. (Texto informado pelo autor)

Luis Anunciação


Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e integrante do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. É autor do Teste psicológico MEMORE e editor do livro Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices.Tem especial interesse na modelagem computacional e estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, Modelagem de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica. (Texto informado pelo autor)

Nelimar Ribeiro de Castro


Psicólogo. Mestre e doutor em psicologia/avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Especialista lato sensu em psicologia e desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de Viçosa (Facisa/Univiçosa). Autor da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) e do Teste de Inteligência (TI) e coautor da adaptação brasileira da Escala Weschler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Realizou assessoramento estatístico e psicométrico da adaptação para o Brasil dos instrumentos Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test) e do Teste de Memória Visual de Rostos (MVR).

Nelimar Ribeiro de Castro


Psicólogo. Mestre e doutor em psicologia/avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Especialista lato sensu em psicologia e desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de Viçosa (Facisa/Univiçosa). Autor da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) e do Teste de Inteligência (TI) e coautor da adaptação brasileira da Escala Weschler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Realizou assessoramento estatístico e psicométrico da adaptação para o Brasil dos instrumentos Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test) e do Teste de Memória Visual de Rostos (MVR).

Roberto Moraes Cruz


Formação em Psicologia. Especialista em Psicologia Ocupacional (University of Leicester). Mestre em Educação e Trabalho (UFBA). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Universitat de Barcelona). Pesquisador 2 do CNPq. Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC nas subáreas Fundamentos e Métodos de Medida em Psicologia, Avaliação Psicológica, e Psicologia do Trabalho. Líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Ênfases de estudo: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação psicológica. Perito psicólogo e consultor em Psicologia da Saúde e da Segurança no Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Roberto Moraes Cruz


Formação em Psicologia. Especialista em Psicologia Ocupacional (University of Leicester). Mestre em Educação e Trabalho (UFBA). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Universitat de Barcelona). Pesquisador 2 do CNPq. Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC nas subáreas Fundamentos e Métodos de Medida em Psicologia, Avaliação Psicológica, e Psicologia do Trabalho. Líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Ênfases de estudo: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação psicológica. Perito psicólogo e consultor em Psicologia da Saúde e da Segurança no Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Silvia Pacanaro


Graduação em Psicologia, Especialização em Educação/Psicopedagogia e Neuropsicologia. Mestrado em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica. Atua há 16 anos em consultório particular realizando avaliação psicológica/psicopedagógica, neuropsicológica, orientação vocacional, psicoterapia e atividades de pesquisa. Realizou trabalho como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo – SP, participando de diversas atividades de pesquisa e estudos de normatização de instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira de alguns instrumentos psicológicos, como o Teste Não Verbal de Inteligência Geral BETA-III, Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Trilhas Coloridas (TTC), entre outros. Auxiliou na elaboração e atualização do Livro Avaliação Psicológica - Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Trabalhou na Editora Pearson Clinical Assessment no setor de gestão e treinamento de instrumentos psicológicos e psicopedagógicos, realizando atendimento de dúvidas técnicas, cursos e treinamentos na área.

Silvia Pacanaro


Graduação em Psicologia, Especialização em Educação/Psicopedagogia e Neuropsicologia. Mestrado em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica. Atua há 16 anos em consultório particular realizando avaliação psicológica/psicopedagógica, neuropsicológica, orientação vocacional, psicoterapia e atividades de pesquisa. Realizou trabalho como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo – SP, participando de diversas atividades de pesquisa e estudos de normatização de instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira de alguns instrumentos psicológicos, como o Teste Não Verbal de Inteligência Geral BETA-III, Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Trilhas Coloridas (TTC), entre outros. Auxiliou na elaboração e atualização do Livro Avaliação Psicológica - Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Trabalhou na Editora Pearson Clinical Assessment no setor de gestão e treinamento de instrumentos psicológicos e psicopedagógicos, realizando atendimento de dúvidas técnicas, cursos e treinamentos na área.

Irene A. de Sá Leme


Psicóloga com Pós-Graduação em Gerência de Recursos Humanos e Especialização em Administração pela FGV/SP. Atuou como gerente de Recursos Humanos na FPHESP. Docente das disciplinas: Orientação Profissional, Ética, Psicodiagnóstico de Rorschach. Coordenadora/pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo, participando no desenvolvimento de pesquisas e estudos de normatização de vários instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira dos instrumentos: BETA-III - Teste Não Verbal de Inteligência Geral; MVR - Teste de Memória Visual de Rostos; TTC - Teste de Trilhas Coloridas; IFP-II - Inventário Fatorial de Personalidade II; Indicador de Julgamento de Liderança – LJI. Uma das organizadoras e autora de capítulo do livro: Avaliação Psicológica – Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Atuou na Editora Pearson Clinical na gestão, cursos e treinamentos de instrumentos psicológicos. Experiência na construção e elaboração de estudos de normas e validade de instrumentos psicológicos, psicopedagógicos, entre outros.

Irene A. de Sá Leme


Psicóloga com Pós-Graduação em Gerência de Recursos Humanos e Especialização em Administração pela FGV/SP. Atuou como gerente de Recursos Humanos na FPHESP. Docente das disciplinas: Orientação Profissional, Ética, Psicodiagnóstico de Rorschach. Coordenadora/pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo, participando no desenvolvimento de pesquisas e estudos de normatização de vários instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira dos instrumentos: BETA-III - Teste Não Verbal de Inteligência Geral; MVR - Teste de Memória Visual de Rostos; TTC - Teste de Trilhas Coloridas; IFP-II - Inventário Fatorial de Personalidade II; Indicador de Julgamento de Liderança – LJI. Uma das organizadoras e autora de capítulo do livro: Avaliação Psicológica – Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Atuou na Editora Pearson Clinical na gestão, cursos e treinamentos de instrumentos psicológicos. Experiência na construção e elaboração de estudos de normas e validade de instrumentos psicológicos, psicopedagógicos, entre outros.

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