AUTORES

Ivan Sant’Ana Rabelo


Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Avaliação Psicológica pela Univers. São Francisco (USF). Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho no Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando estágio pós-doutoral no Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP). Docente em cursos de graduação, especialização e extensão. Autor da adaptação brasileira do Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test), Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Inteligência Geral Beta-III (Army Beta Tests BR), do Indicador de Julgamento de Liderança (LJI), da revisão do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-2) e autor do teste Memória Visual para o Trânsito (MVT), da Bateria Rotas de Atenção e do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Recursos Humanos, Orientação profissional e de carreira, criação e adaptação de testes e outras medidas. Participação em pesquisas em Psicologia do esporte, olimpismo, projetos educacionais em competências cognitivas e socioemocionais. Membro do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO (USP). (Texto informado pelo autor)

Ivan Sant’Ana Rabelo


Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Avaliação Psicológica pela Univers. São Francisco (USF). Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho no Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando estágio pós-doutoral no Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP). Docente em cursos de graduação, especialização e extensão. Autor da adaptação brasileira do Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test), Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Inteligência Geral Beta-III (Army Beta Tests BR), do Indicador de Julgamento de Liderança (LJI), da revisão do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-2) e autor do teste Memória Visual para o Trânsito (MVT), da Bateria Rotas de Atenção e do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Recursos Humanos, Orientação profissional e de carreira, criação e adaptação de testes e outras medidas. Participação em pesquisas em Psicologia do esporte, olimpismo, projetos educacionais em competências cognitivas e socioemocionais. Membro do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO (USP). (Texto informado pelo autor)

Luis Anunciação


Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e integrante do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. É autor do Teste psicológico MEMORE e editor do livro Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices.Tem especial interesse na modelagem computacional e estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, Modelagem de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica. (Texto informado pelo autor)

Luis Anunciação


Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e integrante do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. É autor do Teste psicológico MEMORE e editor do livro Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices.Tem especial interesse na modelagem computacional e estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, Modelagem de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica. (Texto informado pelo autor)

Nelimar Ribeiro de Castro


Psicólogo. Mestre e doutor em psicologia/avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Especialista lato sensu em psicologia e desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de Viçosa (Facisa/Univiçosa). Autor da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) e do Teste de Inteligência (TI) e coautor da adaptação brasileira da Escala Weschler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Realizou assessoramento estatístico e psicométrico da adaptação para o Brasil dos instrumentos Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test) e do Teste de Memória Visual de Rostos (MVR).

Nelimar Ribeiro de Castro


Psicólogo. Mestre e doutor em psicologia/avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Especialista lato sensu em psicologia e desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de Viçosa (Facisa/Univiçosa). Autor da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) e do Teste de Inteligência (TI) e coautor da adaptação brasileira da Escala Weschler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Realizou assessoramento estatístico e psicométrico da adaptação para o Brasil dos instrumentos Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test) e do Teste de Memória Visual de Rostos (MVR).

Roberto Moraes Cruz


Formação em Psicologia. Especialista em Psicologia Ocupacional (University of Leicester). Mestre em Educação e Trabalho (UFBA). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Universitat de Barcelona). Pesquisador 2 do CNPq. Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC nas subáreas Fundamentos e Métodos de Medida em Psicologia, Avaliação Psicológica, e Psicologia do Trabalho. Líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Ênfases de estudo: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação psicológica. Perito psicólogo e consultor em Psicologia da Saúde e da Segurança no Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Roberto Moraes Cruz


Formação em Psicologia. Especialista em Psicologia Ocupacional (University of Leicester). Mestre em Educação e Trabalho (UFBA). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Universitat de Barcelona). Pesquisador 2 do CNPq. Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC nas subáreas Fundamentos e Métodos de Medida em Psicologia, Avaliação Psicológica, e Psicologia do Trabalho. Líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Ênfases de estudo: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação psicológica. Perito psicólogo e consultor em Psicologia da Saúde e da Segurança no Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Silvia Pacanaro


Graduação em Psicologia, Especialização em Educação/Psicopedagogia e Neuropsicologia. Mestrado em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica. Atua há 16 anos em consultório particular realizando avaliação psicológica/psicopedagógica, neuropsicológica, orientação vocacional, psicoterapia e atividades de pesquisa. Realizou trabalho como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo – SP, participando de diversas atividades de pesquisa e estudos de normatização de instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira de alguns instrumentos psicológicos, como o Teste Não Verbal de Inteligência Geral BETA-III, Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Trilhas Coloridas (TTC), entre outros. Auxiliou na elaboração e atualização do Livro Avaliação Psicológica - Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Trabalhou na Editora Pearson Clinical Assessment no setor de gestão e treinamento de instrumentos psicológicos e psicopedagógicos, realizando atendimento de dúvidas técnicas, cursos e treinamentos na área.

Silvia Pacanaro


Graduação em Psicologia, Especialização em Educação/Psicopedagogia e Neuropsicologia. Mestrado em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica. Atua há 16 anos em consultório particular realizando avaliação psicológica/psicopedagógica, neuropsicológica, orientação vocacional, psicoterapia e atividades de pesquisa. Realizou trabalho como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo – SP, participando de diversas atividades de pesquisa e estudos de normatização de instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira de alguns instrumentos psicológicos, como o Teste Não Verbal de Inteligência Geral BETA-III, Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Trilhas Coloridas (TTC), entre outros. Auxiliou na elaboração e atualização do Livro Avaliação Psicológica - Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Trabalhou na Editora Pearson Clinical Assessment no setor de gestão e treinamento de instrumentos psicológicos e psicopedagógicos, realizando atendimento de dúvidas técnicas, cursos e treinamentos na área.

Irene A. de Sá Leme


Psicóloga com Pós-Graduação em Gerência de Recursos Humanos e Especialização em Administração pela FGV/SP. Atuou como gerente de Recursos Humanos na FPHESP. Docente das disciplinas: Orientação Profissional, Ética, Psicodiagnóstico de Rorschach. Coordenadora/pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo, participando no desenvolvimento de pesquisas e estudos de normatização de vários instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira dos instrumentos: BETA-III - Teste Não Verbal de Inteligência Geral; MVR - Teste de Memória Visual de Rostos; TTC - Teste de Trilhas Coloridas; IFP-II - Inventário Fatorial de Personalidade II; Indicador de Julgamento de Liderança – LJI. Uma das organizadoras e autora de capítulo do livro: Avaliação Psicológica – Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Atuou na Editora Pearson Clinical na gestão, cursos e treinamentos de instrumentos psicológicos. Experiência na construção e elaboração de estudos de normas e validade de instrumentos psicológicos, psicopedagógicos, entre outros.

Irene A. de Sá Leme


Psicóloga com Pós-Graduação em Gerência de Recursos Humanos e Especialização em Administração pela FGV/SP. Atuou como gerente de Recursos Humanos na FPHESP. Docente das disciplinas: Orientação Profissional, Ética, Psicodiagnóstico de Rorschach. Coordenadora/pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo, participando no desenvolvimento de pesquisas e estudos de normatização de vários instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira dos instrumentos: BETA-III - Teste Não Verbal de Inteligência Geral; MVR - Teste de Memória Visual de Rostos; TTC - Teste de Trilhas Coloridas; IFP-II - Inventário Fatorial de Personalidade II; Indicador de Julgamento de Liderança – LJI. Uma das organizadoras e autora de capítulo do livro: Avaliação Psicológica – Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Atuou na Editora Pearson Clinical na gestão, cursos e treinamentos de instrumentos psicológicos. Experiência na construção e elaboração de estudos de normas e validade de instrumentos psicológicos, psicopedagógicos, entre outros.

Sabrina Martins Barroso


Psicóloga (UFSJ). Especialista em Avaliação Psicológica (CRP 04), Mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Pública (UFMG). Docente no curso de Psicologia (Graduação e Pósgraduação) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com experiência em clínica psicológica em abordagem cognitivo-comportamental e avaliação psicológica e neuropsicológica. Integrante do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia e líder do grupo de pesquisa NAPIS - Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde. Autora/organizadora de livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Psicologia Geral, Intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e Pesquisa em Psicologia. Adaptou para o Brasil a Escala Brasileira de Solidão (UCLA-BR) e a Escala Breve de Resiliência (BRS-BR). Autora dos jogos interventivos Memorex e Jogo da Resiliência.

Sabrina Martins Barroso


Psicóloga (UFSJ). Especialista em Avaliação Psicológica (CRP 04), Mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Pública (UFMG). Docente no curso de Psicologia (Graduação e Pósgraduação) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com experiência em clínica psicológica em abordagem cognitivo-comportamental e avaliação psicológica e neuropsicológica. Integrante do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia e líder do grupo de pesquisa NAPIS - Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde. Autora/organizadora de livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Psicologia Geral, Intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e Pesquisa em Psicologia. Adaptou para o Brasil a Escala Brasileira de Solidão (UCLA-BR) e a Escala Breve de Resiliência (BRS-BR). Autora dos jogos interventivos Memorex e Jogo da Resiliência.

Anna Carolina de Almeida Portugal


- Psicóloga (UFF - Rio das Ostras) - Doutora em Fisiologia (UFF - Niteroi) - Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro) - Especialista em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami) -Professora da UFRJ - Neuropsicóloga com foco em Avaliação Neuropsicológica Infantil - Coordenadora do curso de Especialização em Neuropsicologia do IBNeuro, no Rio de Janeiro.

Anna Carolina de Almeida Portugal


- Psicóloga (UFF - Rio das Ostras) - Doutora em Fisiologia (UFF - Niteroi) - Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro) - Especialista em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami) -Professora da UFRJ - Neuropsicóloga com foco em Avaliação Neuropsicológica Infantil - Coordenadora do curso de Especialização em Neuropsicologia do IBNeuro, no Rio de Janeiro.

Ângela Maria Vieira Pinheiro


Psicóloga. Pós-Doutora pela Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen na Alemanha (2007–2008). Doutora em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee na Escócia (1985–1989). Mestre em Psicologia Educacional na University of Glasgow na Escócia (1981–1984). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973–1977). É professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG). Coordenadora do www.DislexiaBrasil.com.br e do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita?’. Membro da European Literacy Network. Presidente do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Consultora e Membro de Honra do corpo de diretores da Dyslexia Literacy International (2014–2020). Autora dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1536933456079689

Ângela Maria Vieira Pinheiro


Psicóloga. Pós-Doutora pela Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen na Alemanha (2007–2008). Doutora em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee na Escócia (1985–1989). Mestre em Psicologia Educacional na University of Glasgow na Escócia (1981–1984). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973–1977). É professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG). Coordenadora do www.DislexiaBrasil.com.br e do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita?’. Membro da European Literacy Network. Presidente do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Consultora e Membro de Honra do corpo de diretores da Dyslexia Literacy International (2014–2020). Autora dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1536933456079689

Douglas de Araújo Vilhena


Psicólogo. Doutor em Neuropsicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG, 2017–2021), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2019–2020), bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento Humano, linha Cognição e Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG (2013–2015), bolsa CNPq. Graduado em Psicologia pela FAFICH-UFMG (2006–2011), bolsa CNPq, com intercâmbio acadêmico na University of Leeds no Reino Unido (2010). Pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG, 2012–atual) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG, 2015–atual). Colaborador do www.DislexiaBrasil.com.br, Membro da European Literacy Network, Presidente dos Congressos Brasileiros de Neurociências da Visão (2015–atual) e Administrador Chefe do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Autor dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2580986429763465

Douglas de Araújo Vilhena


Psicólogo. Doutor em Neuropsicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG, 2017–2021), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2019–2020), bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento Humano, linha Cognição e Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG (2013–2015), bolsa CNPq. Graduado em Psicologia pela FAFICH-UFMG (2006–2011), bolsa CNPq, com intercâmbio acadêmico na University of Leeds no Reino Unido (2010). Pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG, 2012–atual) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG, 2015–atual). Colaborador do www.DislexiaBrasil.com.br, Membro da European Literacy Network, Presidente dos Congressos Brasileiros de Neurociências da Visão (2015–atual) e Administrador Chefe do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Autor dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2580986429763465

Marilda E. Novaes Lipp


Dra. Marilda E. Novaes Lipp é Diretora Fundadora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Possui um Ph.D em Psicologia pela George Washington University e Pós Doutorado em Stress Social pelo National Institute of Health. É uma autoridade internacional na área do estresse, tendo sido incluída no livro “2000 Outstanding Scientists of the 20th Century” publicado pelo International Biographical Centre de Cambridge, Inglaterra. Foi presidente da Associação Brasileira de Stress e da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. É hoje Presidente Futuro da Academia Paulista de Psicologia onde ocupa a Cadeira número 7 (Oscar Freire). Recebeu o prêmio “Personalidade do Ano”, oferecido pela ABQV. É Editora da Revista Cientifica Boletim da APP. Tem vasta experiência na área de qualidade de vida e do stress e suas implicações tanto aqui como nos Estados Unidos e na Europa. Orientou 72 Teses de Mestrado de Doutorado sobre o stress e é autora de mais de 100 artigos científicos sobre este tópico. É autora/coautora de 27 livros sobre stress, pioneiros no Brasil. Tem ministrado palestras e assessorado algumas das maiores empresas no Brasil nas áreas de stress e qualidade de vida. Currículos Lattes: http://lattes.cnpq.br/8212253580046633

Marilda E. Novaes Lipp


Dra. Marilda E. Novaes Lipp é Diretora Fundadora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Possui um Ph.D em Psicologia pela George Washington University e Pós Doutorado em Stress Social pelo National Institute of Health. É uma autoridade internacional na área do estresse, tendo sido incluída no livro “2000 Outstanding Scientists of the 20th Century” publicado pelo International Biographical Centre de Cambridge, Inglaterra. Foi presidente da Associação Brasileira de Stress e da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. É hoje Presidente Futuro da Academia Paulista de Psicologia onde ocupa a Cadeira número 7 (Oscar Freire). Recebeu o prêmio “Personalidade do Ano”, oferecido pela ABQV. É Editora da Revista Cientifica Boletim da APP. Tem vasta experiência na área de qualidade de vida e do stress e suas implicações tanto aqui como nos Estados Unidos e na Europa. Orientou 72 Teses de Mestrado de Doutorado sobre o stress e é autora de mais de 100 artigos científicos sobre este tópico. É autora/coautora de 27 livros sobre stress, pioneiros no Brasil. Tem ministrado palestras e assessorado algumas das maiores empresas no Brasil nas áreas de stress e qualidade de vida. Currículos Lattes: http://lattes.cnpq.br/8212253580046633

Maurício Ossamu Bando


Graduado em Psicologia, mestre em Ciências pela EACH/USP, pós-graduado em Neuropsicologia pelo Cepsic ─ HC/FMUSP e em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia – HC/FMUSP. Atualmente é psicólogo e neuropsicólogo do setor de neurorreabilitação da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) e educador terapeuta da Associação Travessia (instituição de educação especial), além de atuar em consultório particular realizando trabalho de psicoterapia, avaliação neuropsicológica, orientação vocacional e orientação familiar. Realiza consultoria na área da Psicologia Escolar e Educação Especial em diversas instituições. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2386623220857707 - CRP: 06/113976

Maurício Ossamu Bando


Graduado em Psicologia, mestre em Ciências pela EACH/USP, pós-graduado em Neuropsicologia pelo Cepsic ─ HC/FMUSP e em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia – HC/FMUSP. Atualmente é psicólogo e neuropsicólogo do setor de neurorreabilitação da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) e educador terapeuta da Associação Travessia (instituição de educação especial), além de atuar em consultório particular realizando trabalho de psicoterapia, avaliação neuropsicológica, orientação vocacional e orientação familiar. Realiza consultoria na área da Psicologia Escolar e Educação Especial em diversas instituições. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2386623220857707 - CRP: 06/113976

Kelen Cristina de Jesus


Psicóloga com mais de 10 anos de experiência, pós-graduada em Saúde Mental e Psicoterapia Junguiana(Analítica) e Psicopedagogia. Membro dos grupos de estudos em Psicologia Africana no Instituto Sankofa e do Diversidade, Corpo e Saúde, do DIVERSITAS da FFLCH/USP e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Palestrante de temas ligados à Diversidade e Inclusão, Deficiência e Saúde Mental e, estudiosa dos efeitos do racismo na saúde mental da população negra. Desde da graduação sempre atuando na área clínica em paralelo com instituições diversas no terceiro setor, atendendo pessoas em vulnerabilidade, desde crianças, adolescentes, adultos, idosos e, com estudos e pesquisas diversas, o que me permitiu estar como Co-autora em algumas publicações e colaborações: - Do nosso jeito: guia prático para atividades em grupo- Projeto Escuta e Protagonismo da criança e do adolescente com deficiência intelectual, lançado pelo Instituto Jô Clemente em 2022. - Baralho das Habilidades Socioemocionais, lançado pela editora Nilapress,2021 - Esclerose Múltipla: O caminho do conhecimento entre pedras e flores, lançado pela Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM),2011. cap's. Família um apoio importante e Qualidade de vida e você. - Pesquisadora parceira (coleta de dados) do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Publicado pela NillaPress,2022; - Cartilha Violência contra pessoas com deficiência: você sabe como evitar, identificar e denunciar?, lançada pelo Instituto Jô Clemente, 2020. - Cartilha Guia de boas práticas de educação em saúde: criança saudável, adulto saudável, lançada pela Fundação Julita, 2017. Facilitadora de conteúdos tanto em cursos EaD como presenciais: O atendimento da mulher com deficiência vítima de violência”(Acessibilidade Instrumental- importância do atendimento acessível, Atendimento Humanizado e Deficiência Intelectual). Do programa Todas in-Rede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Diversidade e Inclusão; Saúde Mental; Impactos do racismo na saúde mental; Família da pessoa com deficiência; Saúde e deficiência; Atendimento humanizado à Pessoa com deficiência; Casa do Psicólogo-Pearson: facilitadora de conteúdo para profissionais da psicologia, teoria e prática na utilização de instrumentos psicológicos- WISC-IV e WASI , Pirâmides coloridas de Pfister. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8365552506578229 - CRP: 06/111266

Kelen Cristina de Jesus


Psicóloga com mais de 10 anos de experiência, pós-graduada em Saúde Mental e Psicoterapia Junguiana(Analítica) e Psicopedagogia. Membro dos grupos de estudos em Psicologia Africana no Instituto Sankofa e do Diversidade, Corpo e Saúde, do DIVERSITAS da FFLCH/USP e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Palestrante de temas ligados à Diversidade e Inclusão, Deficiência e Saúde Mental e, estudiosa dos efeitos do racismo na saúde mental da população negra. Desde da graduação sempre atuando na área clínica em paralelo com instituições diversas no terceiro setor, atendendo pessoas em vulnerabilidade, desde crianças, adolescentes, adultos, idosos e, com estudos e pesquisas diversas, o que me permitiu estar como Co-autora em algumas publicações e colaborações: - Do nosso jeito: guia prático para atividades em grupo- Projeto Escuta e Protagonismo da criança e do adolescente com deficiência intelectual, lançado pelo Instituto Jô Clemente em 2022. - Baralho das Habilidades Socioemocionais, lançado pela editora Nilapress,2021 - Esclerose Múltipla: O caminho do conhecimento entre pedras e flores, lançado pela Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM),2011. cap's. Família um apoio importante e Qualidade de vida e você. - Pesquisadora parceira (coleta de dados) do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Publicado pela NillaPress,2022; - Cartilha Violência contra pessoas com deficiência: você sabe como evitar, identificar e denunciar?, lançada pelo Instituto Jô Clemente, 2020. - Cartilha Guia de boas práticas de educação em saúde: criança saudável, adulto saudável, lançada pela Fundação Julita, 2017. Facilitadora de conteúdos tanto em cursos EaD como presenciais: O atendimento da mulher com deficiência vítima de violência”(Acessibilidade Instrumental- importância do atendimento acessível, Atendimento Humanizado e Deficiência Intelectual). Do programa Todas in-Rede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Diversidade e Inclusão; Saúde Mental; Impactos do racismo na saúde mental; Família da pessoa com deficiência; Saúde e deficiência; Atendimento humanizado à Pessoa com deficiência; Casa do Psicólogo-Pearson: facilitadora de conteúdo para profissionais da psicologia, teoria e prática na utilização de instrumentos psicológicos- WISC-IV e WASI , Pirâmides coloridas de Pfister. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8365552506578229

Alessandro Vieira dos Reis


Bacharel em Psicologia e Mestre em Design de Interação pela UFSC. Trabalhou 15 anos na área do Marketing Digital e Gamificação. Possui uma consultoria em Ciência de Dados e Psicometria. Professor de Machine Learning na Psicometria Academy. Desevolve pesquisa aplicada em diversas aplicações de análise quantitativa de dados nas ciências sociais e do comportamento. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7410948115687544

Alessandro Vieira dos Reis


Bacharel em Psicologia e Mestre em Design de Interação pela UFSC. Trabalhou 15 anos na área do Marketing Digital e Gamificação. Possui uma consultoria em Ciência de Dados e Psicometria. Professor de Machine Learning na Psicometria Academy. Desevolve pesquisa aplicada em diversas aplicações de análise quantitativa de dados nas ciências sociais e do comportamento. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7410948115687544

Soraia Pena


Psicóloga pela Universidade de Taubaté, com Especialização em Gestão de Pessoa, Liderança, Carreira e Coaching pela PUCRS e Neurociências aplicadas ao Comportamento e Desempenho pelo IPOG, Certificação em Gerenciamento do Stress pela ISMABR e em Chief Happiness Officer pelo Instituto Feliciência, com outras certificações e formações complementares em áreas correlatas, destacando-se na Psicodinâmica do Trabalho pela USP, Atualização em Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho IPQ FMUSP e Saúde Mental nas Organizações pelo Centro de Estudos do Hospital Israelita Albert Einstein. Docente pelo SENAC, COGEAE PUC SP e convidada pela FGV. https://www.linkedin.com/in/soraiapena/

Margareth da Silva Oliveira


Psicóloga, Doutora em Ciências pela UNIFESP, Pesquisadora nível 1-B do CNPq e Professora Titular na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, no Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsicologia/PUCRS. Coordenadora do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC). Realizou Pós-Doutorado nos Estados Unidos, na University of Maryland Baltimore County - UMBC, sob a supervisão do Prof. Carlo DiClemente, Department of Psychology - University of Maryland Baltimore County - UMBC (2008). É sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Membro da Diretiva da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamental - ALAPCCO (Gestão 2023-2025). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação e Intervenção Terapêutica em Terapia cognitivo-comportamental.

Karen P. Del Rio Szupszynski


Professora de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS; Docente do Programa em Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande - UFGD;  Pós-doutorado em Psicobiologia - UNIFESP; Pós-doutorado em Psicologia - PUCRS; Doutora em Psicologia - PUCRS; Doutorado sanduíche no Department of Psychology, UMBC - EUA; Mestre em Psicologia Clinica - PUCRS; Curso no Beck Institute, aulas ministradas por Judith Beck e Aaron Beck sobre "Depressão e Ansiedade" - EUA; Formação em Terapia do Esquema ISST/Wainer; Curso Avançado sobre Entrevista Motivacional, ministrado por Willian Miller e Theresa Moyers - EUA; Membro Diretoria da Federación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas y Conductuales (ALAPCCO); Membro Diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Graziele Zwielewski

 


Psicóloga Clínica na abordagem Cognitivo Comportamental, Doutoranda pela UFSC. Organizadora do Manual de Psicoterapia On-line publicado pela Editora Vetor e autora de diversos capítulos e artigos científicos. Também graduada em Administração, é especialista em Gestão Internacional e Terapia Cognitivo Comportamental. Tem experiência como docente em cursos de Graduação e Pós Graduação. Experiência em Psicologia Intercultural com Gestão de Expatriados, atua na clínica desde 2008 atendendo Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Humor, de Personalidade e Disfunção sexual (Disfunção erétil, ejaculação precoce e desejo sexual hipoativo).