AUTORES

Ivan Sant’Ana Rabelo


Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Avaliação Psicológica pela Univers. São Francisco (USF). Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho no Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando estágio pós-doutoral no Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP). Docente em cursos de graduação, especialização e extensão. Autor da adaptação brasileira do Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test), Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Inteligência Geral Beta-III (Army Beta Tests BR), do Indicador de Julgamento de Liderança (LJI), da revisão do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-2) e autor do teste Memória Visual para o Trânsito (MVT), da Bateria Rotas de Atenção e do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Recursos Humanos, Orientação profissional e de carreira, criação e adaptação de testes e outras medidas. Participação em pesquisas em Psicologia do esporte, olimpismo, projetos educacionais em competências cognitivas e socioemocionais. Membro do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO (USP). (Texto informado pelo autor)

Ivan Sant’Ana Rabelo


Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Avaliação Psicológica pela Univers. São Francisco (USF). Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho no Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando estágio pós-doutoral no Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP). Docente em cursos de graduação, especialização e extensão. Autor da adaptação brasileira do Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test), Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Inteligência Geral Beta-III (Army Beta Tests BR), do Indicador de Julgamento de Liderança (LJI), da revisão do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-2) e autor do teste Memória Visual para o Trânsito (MVT), da Bateria Rotas de Atenção e do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMORE). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Recursos Humanos, Orientação profissional e de carreira, criação e adaptação de testes e outras medidas. Participação em pesquisas em Psicologia do esporte, olimpismo, projetos educacionais em competências cognitivas e socioemocionais. Membro do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO (USP). (Texto informado pelo autor)

Luis Anunciação


Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e integrante do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. É autor do Teste psicológico MEMORE e editor do livro Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices.Tem especial interesse na modelagem computacional e estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, Modelagem de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica. (Texto informado pelo autor)

Luis Anunciação


Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e integrante do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. É autor do Teste psicológico MEMORE e editor do livro Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices.Tem especial interesse na modelagem computacional e estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, Modelagem de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica. (Texto informado pelo autor)

Nelimar Ribeiro de Castro


Psicólogo. Mestre e doutor em psicologia/avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Especialista lato sensu em psicologia e desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de Viçosa (Facisa/Univiçosa). Autor da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) e do Teste de Inteligência (TI) e coautor da adaptação brasileira da Escala Weschler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Realizou assessoramento estatístico e psicométrico da adaptação para o Brasil dos instrumentos Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test) e do Teste de Memória Visual de Rostos (MVR).

Nelimar Ribeiro de Castro


Psicólogo. Mestre e doutor em psicologia/avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Especialista lato sensu em psicologia e desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de Viçosa (Facisa/Univiçosa). Autor da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) e do Teste de Inteligência (TI) e coautor da adaptação brasileira da Escala Weschler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). Realizou assessoramento estatístico e psicométrico da adaptação para o Brasil dos instrumentos Teste de Trilhas Coloridas (Color Trails Test) e do Teste de Memória Visual de Rostos (MVR).

Roberto Moraes Cruz


Formação em Psicologia. Especialista em Psicologia Ocupacional (University of Leicester). Mestre em Educação e Trabalho (UFBA). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Universitat de Barcelona). Pesquisador 2 do CNPq. Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC nas subáreas Fundamentos e Métodos de Medida em Psicologia, Avaliação Psicológica, e Psicologia do Trabalho. Líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Ênfases de estudo: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação psicológica. Perito psicólogo e consultor em Psicologia da Saúde e da Segurança no Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Roberto Moraes Cruz


Formação em Psicologia. Especialista em Psicologia Ocupacional (University of Leicester). Mestre em Educação e Trabalho (UFBA). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Universitat de Barcelona). Pesquisador 2 do CNPq. Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC nas subáreas Fundamentos e Métodos de Medida em Psicologia, Avaliação Psicológica, e Psicologia do Trabalho. Líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Ênfases de estudo: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação psicológica. Perito psicólogo e consultor em Psicologia da Saúde e da Segurança no Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Silvia Pacanaro


Graduação em Psicologia, Especialização em Educação/Psicopedagogia e Neuropsicologia. Mestrado em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica. Atua há 16 anos em consultório particular realizando avaliação psicológica/psicopedagógica, neuropsicológica, orientação vocacional, psicoterapia e atividades de pesquisa. Realizou trabalho como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo – SP, participando de diversas atividades de pesquisa e estudos de normatização de instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira de alguns instrumentos psicológicos, como o Teste Não Verbal de Inteligência Geral BETA-III, Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Trilhas Coloridas (TTC), entre outros. Auxiliou na elaboração e atualização do Livro Avaliação Psicológica - Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Trabalhou na Editora Pearson Clinical Assessment no setor de gestão e treinamento de instrumentos psicológicos e psicopedagógicos, realizando atendimento de dúvidas técnicas, cursos e treinamentos na área.

Silvia Pacanaro


Graduação em Psicologia, Especialização em Educação/Psicopedagogia e Neuropsicologia. Mestrado em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica. Atua há 16 anos em consultório particular realizando avaliação psicológica/psicopedagógica, neuropsicológica, orientação vocacional, psicoterapia e atividades de pesquisa. Realizou trabalho como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo – SP, participando de diversas atividades de pesquisa e estudos de normatização de instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira de alguns instrumentos psicológicos, como o Teste Não Verbal de Inteligência Geral BETA-III, Teste de Memória Visual de Rostos (MVR), Teste de Trilhas Coloridas (TTC), entre outros. Auxiliou na elaboração e atualização do Livro Avaliação Psicológica - Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Trabalhou na Editora Pearson Clinical Assessment no setor de gestão e treinamento de instrumentos psicológicos e psicopedagógicos, realizando atendimento de dúvidas técnicas, cursos e treinamentos na área.

Irene A. de Sá Leme


Psicóloga com Pós-Graduação em Gerência de Recursos Humanos e Especialização em Administração pela FGV/SP. Atuou como gerente de Recursos Humanos na FPHESP. Docente das disciplinas: Orientação Profissional, Ética, Psicodiagnóstico de Rorschach. Coordenadora/pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo, participando no desenvolvimento de pesquisas e estudos de normatização de vários instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira dos instrumentos: BETA-III - Teste Não Verbal de Inteligência Geral; MVR - Teste de Memória Visual de Rostos; TTC - Teste de Trilhas Coloridas; IFP-II - Inventário Fatorial de Personalidade II; Indicador de Julgamento de Liderança – LJI. Uma das organizadoras e autora de capítulo do livro: Avaliação Psicológica – Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Atuou na Editora Pearson Clinical na gestão, cursos e treinamentos de instrumentos psicológicos. Experiência na construção e elaboração de estudos de normas e validade de instrumentos psicológicos, psicopedagógicos, entre outros.

Irene A. de Sá Leme


Psicóloga com Pós-Graduação em Gerência de Recursos Humanos e Especialização em Administração pela FGV/SP. Atuou como gerente de Recursos Humanos na FPHESP. Docente das disciplinas: Orientação Profissional, Ética, Psicodiagnóstico de Rorschach. Coordenadora/pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Produção de Testes da Editora Casa do Psicólogo, participando no desenvolvimento de pesquisas e estudos de normatização de vários instrumentos de avaliação, bem como da adaptação brasileira dos instrumentos: BETA-III - Teste Não Verbal de Inteligência Geral; MVR - Teste de Memória Visual de Rostos; TTC - Teste de Trilhas Coloridas; IFP-II - Inventário Fatorial de Personalidade II; Indicador de Julgamento de Liderança – LJI. Uma das organizadoras e autora de capítulo do livro: Avaliação Psicológica – Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. Atuou na Editora Pearson Clinical na gestão, cursos e treinamentos de instrumentos psicológicos. Experiência na construção e elaboração de estudos de normas e validade de instrumentos psicológicos, psicopedagógicos, entre outros.

Sabrina Martins Barroso


Psicóloga (UFSJ). Especialista em Avaliação Psicológica (CRP 04), Mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Pública (UFMG). Docente no curso de Psicologia (Graduação e Pósgraduação) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com experiência em clínica psicológica em abordagem cognitivo-comportamental e avaliação psicológica e neuropsicológica. Integrante do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia e líder do grupo de pesquisa NAPIS - Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde. Autora/organizadora de livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Psicologia Geral, Intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e Pesquisa em Psicologia. Adaptou para o Brasil a Escala Brasileira de Solidão (UCLA-BR) e a Escala Breve de Resiliência (BRS-BR). Autora dos jogos interventivos Memorex e Jogo da Resiliência.

Sabrina Martins Barroso


Psicóloga (UFSJ). Especialista em Avaliação Psicológica (CRP 04), Mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Pública (UFMG). Docente no curso de Psicologia (Graduação e Pósgraduação) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com experiência em clínica psicológica em abordagem cognitivo-comportamental e avaliação psicológica e neuropsicológica. Integrante do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia e líder do grupo de pesquisa NAPIS - Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde. Autora/organizadora de livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Psicologia Geral, Intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e Pesquisa em Psicologia. Adaptou para o Brasil a Escala Brasileira de Solidão (UCLA-BR) e a Escala Breve de Resiliência (BRS-BR). Autora dos jogos interventivos Memorex e Jogo da Resiliência.

Anna Carolina de Almeida Portugal


- Psicóloga (UFF - Rio das Ostras) - Doutora em Fisiologia (UFF - Niteroi) - Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro) - Especialista em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami) -Professora da UFRJ - Neuropsicóloga com foco em Avaliação Neuropsicológica Infantil - Coordenadora do curso de Especialização em Neuropsicologia do IBNeuro, no Rio de Janeiro.

Anna Carolina de Almeida Portugal


- Psicóloga (UFF - Rio das Ostras) - Doutora em Fisiologia (UFF - Niteroi) - Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro) - Especialista em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami) -Professora da UFRJ - Neuropsicóloga com foco em Avaliação Neuropsicológica Infantil - Coordenadora do curso de Especialização em Neuropsicologia do IBNeuro, no Rio de Janeiro.

Ângela Maria Vieira Pinheiro


Psicóloga. Pós-Doutora pela Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen na Alemanha (2007–2008). Doutora em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee na Escócia (1985–1989). Mestre em Psicologia Educacional na University of Glasgow na Escócia (1981–1984). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973–1977). É professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG). Coordenadora do www.DislexiaBrasil.com.br e do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita?’. Membro da European Literacy Network. Presidente do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Consultora e Membro de Honra do corpo de diretores da Dyslexia Literacy International (2014–2020). Autora dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1536933456079689

Ângela Maria Vieira Pinheiro


Psicóloga. Pós-Doutora pela Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen na Alemanha (2007–2008). Doutora em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee na Escócia (1985–1989). Mestre em Psicologia Educacional na University of Glasgow na Escócia (1981–1984). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973–1977). É professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG). Coordenadora do www.DislexiaBrasil.com.br e do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita?’. Membro da European Literacy Network. Presidente do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Consultora e Membro de Honra do corpo de diretores da Dyslexia Literacy International (2014–2020). Autora dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1536933456079689

Douglas de Araújo Vilhena


Psicólogo. Doutor em Neuropsicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG, 2017–2021), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2019–2020), bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento Humano, linha Cognição e Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG (2013–2015), bolsa CNPq. Graduado em Psicologia pela FAFICH-UFMG (2006–2011), bolsa CNPq, com intercâmbio acadêmico na University of Leeds no Reino Unido (2010). Pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG, 2012–atual) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG, 2015–atual). Colaborador do www.DislexiaBrasil.com.br, Membro da European Literacy Network, Presidente dos Congressos Brasileiros de Neurociências da Visão (2015–atual) e Administrador Chefe do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Autor dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2580986429763465

Douglas de Araújo Vilhena


Psicólogo. Doutor em Neuropsicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG, 2017–2021), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2019–2020), bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento Humano, linha Cognição e Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG (2013–2015), bolsa CNPq. Graduado em Psicologia pela FAFICH-UFMG (2006–2011), bolsa CNPq, com intercâmbio acadêmico na University of Leeds no Reino Unido (2010). Pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG, 2012–atual) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociências da Visão (LAPAN-UFMG, 2015–atual). Colaborador do www.DislexiaBrasil.com.br, Membro da European Literacy Network, Presidente dos Congressos Brasileiros de Neurociências da Visão (2015–atual) e Administrador Chefe do II World Dyslexia Forum (UFMG, 2014). Autor dos estudos psicométricos dos instrumentos: Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS), Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp), Teste de Taxa de Leitura (RRT), e da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2580986429763465